
Análises Químicas para Higiene Ocupacional – Bário
Parâmetros
Bário
Sinônimos
–
CAS
7440-39-3
Amostrador
Cassete com filtro de éster de celulose 0,8 μm e 37 mm (SKC 225-3-01)
Código Amostrador
C-05
Método de análise
Técnica Analítica
ICP-OES
LQ (µg)
2
Lab Code (código de laboratório para compatibilidade de agentes)
T (Disgestão ácida – método NIOSH 7300M)
Vazão (L/min)
1 – 3
Volume Sugerido (L)
50 – 1000
Condicionamento de Transporte
Rotina
Estabilidade
Estável
LQ (limite de quantificação)
O menor valor que pode ser quantificado para um determinado agente químico.
Lab Code (Compatibilidade)
Possibildiade de amostrar mais de um agente químico em um amostrador específico. Para tanto, não apenas o tipo de amostrador especificado para cada composto deverá ser o mesmo, como a letra designada no campo “Lab Code” deverá ser igual.
Uma atenção especial deverá ser dada para os outros parâmetros de cada agente individual, como volume e vazão de amostragem, para assegurar a validade da amostragem e da amostra.
Atenção para que a vazão ou o volume de amostragem para um composto químico individual não exceda esses parâmetros para os demais compostos amostrados.
A única exceção para o “Código lab” é a designação “NC”, que significa que o composto não é compatível com qualquer outro composto.
Vazão (L/min)
Esta categoria especifica a faixa de vazão, mínima e máxima, a ser utilizada nas bombas de amostragem em litros por minuto.
Volume Sugerido (L)
Esta categoria especifica o volume de ar recomendado pelo método para amostragem em litros. Em muitos casos o volume recomentado pode ser duplicado sem que ocorra saturação no amostrador.
Condições de transporte e Estabilidade
Especifica as condições de transporte recomendadas para perfeita conservação das amostras até a chegada a um de nossos escritórios e posteriormente ao laboratório para análise. A categoria estabilidade especifica o período em que a amostra se mantém estável considerando as condições de transporte recomendadas.