NHO 03 – PDF – Análise gravimétrica de aerodispersóides sólidos coletados sobre filtros de membrana

NHO 03 - Análise gravimétrica de aerodispersóides sólidos coletados sobre filtros de membrana

NHO 03 – PDF – Análise gravimétrica de aerodispersóides sólidos coletados sobre filtros de membrana

O método de ensaio “Determinação Gravimétrica de Aerodispersóides” foi desenvolvido por técnicos do Laboratório de Microscopia, Gravimetria e Difratometria de Raios-X da Fundacentro, e publicado em 1989 na Revista Brasileira de Saúde Ocupacional n° 66 Vol. 17.

Após 10 anos de publicação e 12 anos de aplicação prática, novos conceitos e modificações foram introduzidos para seu aperfeiçoamento, tornando-o mais eficiente.

O método revisado, atualmente denominado “Análise gravimétrica de aerodispersóides sólidos coletados sobre filtros de membrana” incorpora-se à série de Normas Técnicas designadas Normas de Higiene Ocupacional (NHO), elaboradas por técnicos da Coordenação de Higiene do Trabalho.

Este método de ensaio é utilizado como ferramenta na avaliação de ambientes de trabalho, com o objetivo de colaborar na prevenção de doenças ocupacionais originadas da exposição dos trabalhadores a poeiras e fornece subsídios para a proposição de medidas de controle ou para a verificação de sua eficiência.

OBJETIVO

Este método de ensaio estabelece um procedimento padronizado para análise gravimétrica de aerodispersóides sólidos coletados sobre filtros de membrana, com a finalidade de determinar a massa de poeira coletada do ar de um ambiente de trabalho.

 APLICAÇÃO

A análise gravimétrica de aerodispersóides presentes nos ambientes de trabalho tem como campo de aplicação a prevenção de doenças ocupacionais originadas da exposição dos trabalhadores a poeiras, fornecendo subsídios para a proposição de medidas de controle ou para a verificação de sua eficiência.

Equipe de elaboração:
Alcinéa M. dos Anjos Santos Norma Conceição do Amaral

Colaboração:
Claudete Magalhães (estagiária)

NHO 03 – PDF – Análise gravimétrica de aerodispersóides sólidos coletados sobre filtros de membrana

Download Gratuito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.