NHO 04 – PDF – Método de coleta e análise de fibras em locais de trabalho

NHO 04 - Método de Coleta e Análise de Fibras em Locais de Trabalho

NHO 04 – PDF – Método de Coleta e Análise de Fibras em Locais de Trabalho

A avaliação ambiental nos locais de trabalho é uma medida preventiva importante, uma vez que pode indicar se determinadas condições de trabalho trarão prejuízos ou não à saúde dos trabalhadores, especialmente quando as doenças causadas pelo trabalho manifestam-se somente após longo tempo de latência, como é o caso das doenças originadas pela maioria das fibras.

Com o objetivo maior de verificar a eficiência das medidas de controle nos locais de trabalho que manipulam fibras foi desenvolvido este método, tendo como base em normas de higiene ocupacional internacionais existentes e a aplicação prática.

OBJETIVO

Esta Norma prescreve um método padronizado de coleta e análise de fibras, incluindo todos os tipos de amianto/asbesto, fibras vítreas (MMVF – Man Mineral Vitreous Fibers) e fibras cerâmicas. Tem a finalidade de estimar a concentração de fibras respiráveis em suspensão no ar.

APLICAÇÃO

Este método se aplica à verificação da presença e concentração de fibras respiráveis no ambiente de trabalho, fornecendo subsídios para a proposição de medidas de controle ou para a avaliação de sua eficácia.

Nota: Este método não se aplica a avaliação de fibras orgânicas (algodão, sisal, linho, rami e cânhamo).

Equipe de elaboração:
Cristiane Queiroz Barbeiro Lima
Norma Conceição do Amaral

NHO 04 – PDF – Método de Coleta e Análise de Fibras em Locais de Trabalho

Download Gratuito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.