O ruído nas obras da construção civil e o risco de surdez ocupacional

PDF - O ruído nas obras da construção civil e o risco de surdez ocupacional

O ruído nas obras da construção civil e o risco de surdez ocupacional – PDF – Fundacentro

Este trabalho busca analisar se os ruídos gerados nas atividades da Construção Civil, especificamente nas funções mais comuns, como: ajudantes gerais, pedreiros, armadores e carpinteiros são causa de perdas auditivas significativas.

Para responder essa questão, em primeiro lugar, é necessário estudar o meio ambiente de trabalho e o homem que nele trabalha.

Em segundo lugar, para o entendimento da problemática é necessário identificação das fontes sonoras utilizadas em cada função, levantamento e análise da exposição do trabalhador ao ruído delas decorrentes, bem como a avaliação dos espectros sonoros de cada fonte do ruído.

Em terceiro lugar, para se saber qual o impacto do ruído sobre o aparelho auditivo do trabalhador, deve-se calcular alguns parâmetros estatísticos de um conjunto de dados audiométricos de indivíduos expostos ao ruído e de suas histórias de vida laboral e compará-los com o de um grupo de controle de indivíduos não expostos.

Finalmente, como forma de checar os resultados, pode-se confrontar as perdas induzidas pelo ruído, estimadas com bases nos resultados de campo, com aquelas encontradas a partir dos dados audiométricos, para depois fazer uma análise da coerência entre elas.

Objetivos

Os objetivos desse trabalho são:

– levantar as fontes sonoras que possam representar riscos auditivos em ajudantes gerais, pedreiros, armadores e carpinteiros e avaliar seus níveis de pressão e espectros sonoros quando utilizadas em tarefas típicas destas categorias profissionais;
– avaliar, por tarefa típica das categorias profissionais, a exposição ao ruído destes trabalhadores por meio de dosimetria;
– levantar as perdas auditivas induzidas pelo ruído (NIPTS) dos trabalhadores das categorias profissionais acima citadas;
– analisar as NIPTS em cada categoria profissional com base na exposição ao ruído medido em campo.

O ruído nas obras da construção civil e o risco de surdez ocupacional – PDF

Download Gratuito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *