Atenção à Saúde dos Trabalhadores Expostos ao Benzeno

Atenção à Saúde dos Trabalhadores Expostos ao Benzeno

Risco Químico – Atenção à Saúde dos Trabalhadores Expostos ao Benzeno

Este Protocolo está fundamentado na Norma de Vigilância dos Trabalhadores Expostos ao Benzeno no Brasil, do Ministério da Saúde, publicada em abril de 2004.

Trata-se de um documento produzido pela Comissão Permanente do Benzeno, em cerca de seis anos de discussões e de encontros científicos entre hematologistas, sanitaristas, médicos de empresas e trabalhadores.

Esse Documento teve ainda aprovação de cunho internacional em apresentações em congressos e à especialistas em benzenismo reconhecidos mundialmente, como é o caso do professor Bernard D. Goldstein, da Pensilvânia, EUA.

Nesse último ano, com sua aplicação, verifica-se a sua adequação e funcionalidade, como também surge a necessidade de esclarecimento de algumas dúvidas, que serão comentadas a seguir.

O texto para consulta pública foi preparado por alguns especialistas que acompanham esse processo de discussão junto à CNP-Benzeno.

Finalmente, foram realizadas reuniões técnicas com a bancada patronal da CNP-Benzeno para estabelecermos as diretrizes do fluxogramasíntese do Protocolo e as considerações sobre a Norma de Vigilância da Saúde dos Trabalhadores Expostos ao Benzeno.

O processo de coordenação das discussões foi realizado por Jorge Machado, da Fundação Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde, e Danilo Costa, da Delegacia Regional do Trabalho de São Paulo, Ministério do Trabalho e Emprego.

Atenção à Saúde dos Trabalhadores Expostos ao Benzeno – PDF

Download Gratuito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *