
Gestão da Segurança do Trabalho – IFPR
Muito embora no mundo atual os ambientes ofereçam condições e tecnologia direcionada à Segurança e Saúde no Trabalho, a competitividade do mercado em que as organizações estão inseridas acaba tirando o foco dos gestores em relação às efetivas ações e cuidados que devem ser considerados no ambiente de trabalho oferecido aos seus colaboradores.
Em consequência, não percebem os danos aos quais os expõem bem como ao meio ambiente e também à comunidade.
A busca incessante por liderança, controle econômico e desenvolvimento precisa estar relacionada ao bem estar do ser humano.
Apesar de estes fatores apresentarem benefícios econômicos, é necessário investir na relação “homem versus máquina versus produção”.
Entretanto este fator relacional pode contribuir para resultados indesejados e de riscos, através da influência direta que o ambiente de trabalho causa no homem.
Paremos para refletir: é o homem que produz a qualidade que os produtos e serviços devem ter para obterem sucesso no mercado.
Porém, se os colaboradores não estiverem comprometidos com o desenvolvimento e o processo de transformação pelo qual passamos de nada adiantam investimentos maciços, máquinas e equipamentos, tecnologia, processos e ferramentas administrativas revolucionárias.
Nesse sentido, a questão da segurança e higiene no trabalho, ganha dimensão muito mais ampla do que a humanitária: a da imagem da organização e a da econômica, para associar-se também ao objetivo de se atingir a qualidade dos serviços prestados, dos produtos e o sucesso da empresa dentro do seu contexto de atuação.
Gestão da Segurança do Trabalho – IFPR