PDF – Manual de Segurança e Saúde no Trabalho Florestal

Segurança e Saúde no Trabalho Florestal – Fundacentro

PDF – Manual de Segurança e Saúde no Trabalho Florestal – Fundacentro

O trabalho florestal continua sendo, na maioria dos países, um dos setores industriais mais perigosos. Há em todo o mundo tendências desalentadoras relativas a crescentes e cada vez mais elevados índices de acidentes e de doenças profissionais e à idade precoce com que os trabalhadores florestais são forçados a se aposentar.

Entretanto, existem claros indícios de que é possível fazer com que o trabalho florestal seja desempenhado em condições de segurança e saúde.

Este documento não constitui um instrumento legal para substituir a legislação nacional. Foi concebido para orientar os membros da OIT no seu objetivo de melhorar as condições de segurança e saúde nas atuações de seus setores florestais nacionais ou nas empresas.

Baseado na experiência internacional, este documento pretende ser relevante e viável na maioria dos países e das empresas, de modo a proteger os trabalhadores dos perigos no trabalho florestal e evitar ou reduzir a incidência de doenças ou lesões profissionais.

As ideias práticas que contém podem ser úteis mesmo a países e empresas que possuem estratégias de prevenção bem implantadas, mas é particularmente valioso para os que necessitam de regulamentos e diretrizes apropriados.

O presente código de práticas foi elaborado em uma reunião de especialistas dos países de grande produção madeireira, realizada em Genebra, de 23 a 30 de Setembro de 1997.

A FUNDACENTRO, por meio da parceria com a OIT, publica o Código de Práticas em Segurança e Saúde no Trabalho Florestal em português, quando a Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde na Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura – NR-31 – é publicada, contemplando a área florestal.

Desta forma, o presente manual será de grande ajuda para nortear os trabalhos de implantação dos sistemas de gestão em segurança e saúde no setor florestal, como também para oferecer subsídios para as ações de fiscalização e dar suporte às ações de difusão técnica.

 

PDF – Manual de Segurança e Saúde no Trabalho Florestal – FUNDACENTRO

Download Gratuito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *