A Arte da Prevenção em Segurança e Saúde do Trabalho

A Arte da Prevenção em Segurança e Saúde do Trabalho

A Arte da Prevenção em Segurança e Saúde do Trabalho – Fundacentro – PDF

Estimular um olhar crítico sobre o passado e o presente de campanhas e ações preventivas em segurança e saúde no trabalho (SST). Esta é, certamente, uma das contribuições deste pequeno livro que está diante do leitor.

Indo além, há também o estímulo para pensar possibilidades de futuro.

O autor Alfredo Menéndez-Navarro, formado em medicina, é historiador da saúde ocupacional.

Suas pesquisas têm ajudado a compreender os impasses e as insuficiências da abordagem preventiva dominante em SST, assim como a apontar alternativas.

Sinteticamente, podemos destacar algumas características dessa perspectiva preponderante: i) nela, os erros e as falhas costumam ser explicados por fatores individuais, como “negligência”, “descuido”, “falta de atenção”, “inexperiência” etc.; ii) em geral, esses fatores são atribuídos aos trabalhadores diretamente ligados à operação em que ocorre o acidente ou o agravo; iii) ela tende a focar no comportamento do trabalhador e na obediência às normas, dirigindo-se, portanto, a ele.

Em suas publicações, Menéndez-Navarro procura mostrar as limitações dessa abordagem e apontar caminhos alternativos através da exposição do contexto histórico e dos embates sociais nos quais foram forjados tanto os instrumentos de prevenção, quanto a cultura especialista que ganhou espaço como mediadora desses conflitos.

Em A Arte da Prevenção em Segurança e Saúde no Trabalho, o autor apresenta diferentes culturas de prevenção que se formaram ao longo do século XX até os dias de hoje, história esta contada a partir da análise do conteúdo de cartazes europeus produzidos e utilizados para prevenção em SST.

O conteúdo e a linguagem de A Arte da Prevenção torna-a uma publicação endereçada tanto a profissionais e estudantes da área de SST, quanto a sindicalistas, trabalhadores, gestores e público em geral interessado no tema.

Os desafios postos à prevenção de acidentes e agravos à saúde dos trabalhadores certamente também são endereçados a todos estes atores.

A Arte da Prevenção em Segurança e Saúde do Trabalho – PDF

Download Gratuito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.