PDF – Guia de Análise de Acidentes de Trabalho

PDF- Guia de Análise de Acidentes de Trabalho

PDF – Guia de Análise de Acidentes de Trabalho – Ministério do Trabalho e Emprego

O objetivo deste GUIA é apoiar as empresas, instituições, órgãos públicos, os profissionais de segurança e saúde no trabalho e os auditores fiscais do trabalho – AFT na análise de acidentes do trabalho e outros eventos adversos.

São apresentadas bases conceituais e metodológicas necessárias para a compreensão dos eventos acidentários. Também são apresentados aspectos relativos à prevenção e à gestão de segurança e saúde no trabalho – SST.

A maioria dos eventos adversos é previsível e prevenível e, ao contrário de constituir obra do acaso, como sugere a palavra “acidente”, são fenômenos socialmente determinados, relacionados a fatores de risco presentes nos sistemas de produção. O conhecimento derivado da sua análise amplia as possibilidades de prevenção.

O paradigma cultural predominante no Brasil em relação à SST baseia-se na visão de que o sistema técnico é confiável e o ser humano constitui o elo frágil da corrente.

As falhas humanas são consideradas decorrentes de fatores individuais e do desrespeito às normas prescritas, fruto de decisões “conscientes” dos trabalhadores. Nesse contexto as medidas adotadas quase sempre se resumem a punições e a “treinamentos”.

Veja também: Novo Procedimento e Informações para a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) – Abril 2021

 

A realidade brasileira em termos de segurança e saúde no trabalho é extremamente heterogênea. Gera desde eventos adversos de diagnóstico evidente até situações complexas que demandam estudos aprofundados.

Em situações de incidência elevada de acidentes do trabalho geralmente os problemas são identificados com relativa facilidade. Nesses casos, o desrespeito à legislação é flagrante e as ações de prevenção são óbvias.

Em sistemas com baixa incidência de acidentes sua ocorrência depende da combinação de múltiplos fatores, que, por não se apresentarem de forma explícita na situação de trabalho habitual, dificilmente são identificados por meio das avaliações de segurança clássicas.

Este guia pretende abordar as diversas situações – das mais simples às mais complexas.

PDF – Guia de Análise de Acidentes de Trabalho

Download Gratuito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *