PDF – Guia de Seleção de Respiradores 3M

PDF - Guia de Seleção de Respiradores 3M

PDF – Guia de Seleção de Respiradores 3M

Este guia de seleção de respiradores apresenta uma relação de compostos químicos para os quais se pode recomendar os respiradores 3M.

Estas informações são úteis para complementar as informações sobre higiene industrial.

Uma vez identificados os contaminantes e suas concentrações, o guia possibilita a seleção do respirador 3M apropriado para aproximadamente 700 compostos químicos com TLV ou outros limites de exposição recomendados.

Como as condições reais de trabalho variam de um ambiente para outro, estas informações devem ser utilizadas apenas como referência.

A seleção do respirador mais adequado depende de cada situação em particular e deve ser feita somente por uma pessoa treinada e que possua conhecimento sobre os riscos existentes no ambiente, bem como as capacidades e limitações de uso dos equipamentos para proteção respiratória.

Veja também: NR-06 – Equipamentos de Proteção Individual – EPI


Gerenciamento de um Programa de Proteção Respiratória

Constatada a necessidade de uso de respiradores, é necessário que se implemente um programa de proteção respiratória, o qual deve reunir todas as políticas, providências e responsabilidades de todas as pessoas envolvidas: gerência, chefia e usuários.

A instrução normativa nº 01 de 11 de abril de 1994, do Ministério do Trabalho, e o documento Programa de Proteção Respiratória, da Fundacentro, estabelecem requisitos e recomendações para seleção e uso de respiradores.

Cuidados especiais devem ser tomados na educação e treinamento dos usuários, bem como na manutenção, limpeza e estocagem de respiradores reutilizáveis.

PDF – Guia de Seleção de Respiradores 3M

Download Gratuito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *