PDF – Orientações Básicas para Controle da Exposição Dérmica a Produtos Químicos

PDF - Orientações Básicas para Controle da Exposição Dérmica a Produtos Químicos

PDF – Orientações Básicas para Controle da Exposição Dérmica a Produtos Químicos – Fundacentro

Avaliação qualitativa de riscos químicos

Este manual descreve a estrutura básica de uma abordagem qualitativa para avaliação e gerenciamento do risco decorrente da exposição dérmica ocupacional a produtos químicos perigosos, bem como o passo a passo para utilizá-la nos ambientes de trabalho.

É direcionado a empregadores, auditores fiscais e profissionais da área de Saúde e Segurança no Trabalho (SST) — por exemplo, especialistas em higiene ocupacional, técnicos e engenheiros de segurança, médicos e toxicologistas —, principalmente aqueles que trabalham para e com pequenas e médias empresas. Visa auxiliá-los a realizar estimativa inicial dos perigos, da exposição e dos riscos decorrentes da exposição dérmica.

Baseou-se na ferramenta internacionalmente conhecida como RiskOfDerm, resultante do projeto “Risk assessment for occupational dermal exposure to chemicals” (CORDIS, 1998; SCHAAFSMA; HERTSENBERG; MARQUART, 2011; VAN HEMMEN et al., 2003), com o qual colaboraram cientistas de quinze instituições de pesquisa de dez países europeus.

As etapas de desenvolvimento do referido projeto encontram-se disponibilizadas em artigos científicos e relatórios e foram aqui agrupadas sob a forma de um manual (GOEDE et al., 2003; MARQUART et al., 2003; MARQUART et al., 2006; OPPL et al., 2003; SCHUHMACHER-WOLZ et al., 2003; WARREN et al., 2003; WARREN et al., 2006).

A seção Copyrights de um de seus relatórios autoriza a disseminação e a livre tradução da ferramenta para fins não comerciais (RiskOfDerm DL 48, 2003, p. 9).

O manual divide-se em três partes.

A primeira apresenta a ferramenta propriamente dita, sua estrutura básica, suas características e limitações.

A segunda traz o instrumento de coleta de dados, onde o usuário pode registrar a avaliação realizada.

Por fim, a terceira parte apresenta as fichas-resumo, nas quais o usuário pode registrar o resumo da avaliação.

PDF – Orientações Básicas para Controle da Exposição Dérmica a Produtos Químicos

Download Gratuito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.