PDF – Pontos de Verificação Ergonômica – 2a Edição

PDF - Pontos de Verificação Ergonômica – 2a Edição

PDF – Pontos de Verificação Ergonômica – 2a Edição – FUNDACENTRO

Soluções práticas e de fácil aplicação para melhorar a segurança, a saúde e as condições de trabalho.

As sugestões dadas aqui para a utilização de Pontos de verificação ergonômica (segunda edição) são baseadas em experiências de treinamento adquiridas com a utilização de sua primeira edição, particularmente em países em desenvolvimento industrial.

Essas experiências se relacionam com os programas de treinamento que se aplicam na metodologia de Melhoria do trabalho em pequenas empresas (WISE), desenvolvida pelo ILO, e métodos de treinamentos práticos participativos similares.

Muitos membros do grupo de trabalho desta segunda edição participaram dessas atividades de treinamento.

Conforme está descrito no Anexo 1, a ligação com esses métodos participativos foi mantida em mente durante a edição deste manual.

Ao implementar melhorias no local de trabalho, é útil empregar a orientação fornecida pelos pontos de verificação.

As ações de melhoria indicadas pelos pontos de verificação são baseadas em uma série de princípios ergonômicos que são facilmente aplicáveis nos locais de trabalho reais ,incluindo o seguinte:

– as soluções imediatas precisam ser desenvolvidas com a participação ativa dos empregados e trabalhadores;
– o trabalho em grupo é uma vantagem para planificar e aplicar melhorias práticas;
– o uso do material e dos peritos locais disponíveis resulta em muitas vantagens;
– uma atuação em muitas direções pode assegurar que as melhorias permaneçam com o tempo; e
– para elaborar melhorias ajustadas localmente são necessários programas de ação contínua.

Os pontos de verificação compilados são adequados para a sua aplicação refletindo esses princípios fundamentais.

Esses pontos de verificação representam melhorias ergonômicas simples, debaixo custo e facilmente aplicáveis.

A natureza de fácil aplicação das melhorias favorece o trabalho em grupo e a implementação por meio de habilidades e materiais locais.

Como os pontos de verificação cobrem grandes áreas, os usuários são orientados a agir de acordo com cada atuação em várias direções.

As muitas ilustrações exibindo ideias de baixo custo e amplamente aplicáveis também podem ajudar os usuários a encontrar soluções ajustadas localmente.

Há quatro maneiras principais de utilização dos Pontos de verificação ergonômica (Segunda Edição) compilados neste livro:

1. aplicando os pontos de verificação selecionado para o local de trabalho;
2. projetando listas de verificação úteis, localmente adaptadas;
3. preparando folhas de informação prontas para usar; e
4. organizando seminários de treinamento para planejamento e implantação imediata de mudanças no local de trabalho.

Aplicação dos pontos de verificação selecionados para o local de trabalho Na aplicação dos pontos de verificação ergonômica para um local de trabalho particular, é aconselhável selecionar um determinado número de itens de pontos de verificação ergonômica considerados importantes para o local de trabalho.

Normalmente, cerca de 20 a 30 itens são adequados para a aplicação inicial do manual.

Cópias das páginas correspondentes aos itens de pontos de verificação ergonômica selecionados podem ser distribuídas para uso em sessões introdutórias de segurança e saúde ocupacional, intervenções ergonômicas ou gerenciamento de risco no local de trabalho.

Com base nos itens selecionados, uma lista de verificação curta pode ser formada usando o formato da lista de verificação ergonômica contida no manual.

Tal lista de verificação é adequada para as sessões introdutórias iniciais, especialmente quando a lista de verificação for utilizada junto com as cópias das páginas selecionadas do manual.

Se o tempo permitir, é recomendado desenvolver uma lista de verificação adequada e adaptada para o local de trabalho, conforme descrito na seção a seguir.

Na aplicação desses pontos de verificação selecionados, ou na utilização para fins de treinamento, é útil organizar passeios no local de trabalho.

A lista de verificação curta pode ajudar muito esses passeios, já que ela ajuda os participantes ater um novo olhar sobre os locais de trabalho visitados e a encontrar pontos de melhorias práticas.

Lembre-se de pedir às pessoas para também encontrar pontos positivos existentes, que ajudarão nas discussões subsequentes.

Os resultados das visitas ao local de trabalho devem ser discutidos em pequenos grupos e, em seguida, examinados em uma reunião com todos os participantes ou representantes do grupo.

O trabalho em grupo de pessoas utilizando os itens de pontos de verificação selecionados é essencial para identificar as melhorias praticáveis localmente.

Conforme indicado nas seções a seguir, é importante observar sob vários aspectos as condições do local de trabalho.

Entretanto, é aconselhável selecionar pelo menos alguns itens dos vários capítulos do manual para incluir manipulação e armazenagem de materiais, segurança de ferramentas e máquinas, design do local de trabalho, ambiente físico, instalações para o bem-estar e organização do trabalho.

A lista de verificação breve e os materiais baseados nos itens dos pontos de verificação selecionados podem ajudar a priorizar ações imediatas a serem tomadas e a escolher as prioritárias em curto e longo prazo.

Como existem ações de baixo custo e simples em todas essas áreas, deve ser relativamente fácil selecionar os itens de pontos de verificação adequados levando em conta as condições particulares dos locais de trabalho em questão.

 

PDF – Pontos de Verificação Ergonômica – 2a Edição

Download Gratuito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *