PDF – Segurança em Serviços de Manutenção de Fachadas

Segurança em Serviços de Manutenção de Fachadas

PDF – Segurança em Serviços de Manutenção de Fachadas

A manutenção de edificações é um tema cuja importância tem crescido no setor da construção civil, pois o ciclo de vida do empreendimento não se encerra na entrega da obra.

A manutenção é conjunto de medidas a realizar para garantir o bom estado de funcionamento, conservação e segurança de elementos e instalações de uma edificação, a fim de atender às necessidades dos seus usuários, de forma a garantir a vida útil desejada do imóvel.

As atividades de manutenção de fachadas são executadas em edifícios industriais, comerciais e residenciais.

Estas atividades consistem em repintura, limpeza e lavagem, restauração, revitalização, Impermeabilização, limpeza de vidros etc.

Muitos acidentes têm ocorrido nestas atividades, sendo a maioria por queda de trabalhadores, principalmente de andaimes, e por choques elétricos.

Veja também: Cartilha Trabalho em Altura

 

As causas destes acidentes é das mais variadas, mas podemos destacar algumas: falta de conhecimento sobre as Normas Regulamentadoras de Segurança do Trabalho por parte de contratantes e contratadas, falta de projeto de sistemas de ancoragem e de sustentação de andaimes, inexistência de planejamento da atividade e de procedimentos de segurança, falta de capacitação de empregados, busca pelo menor preço em detrimento da qualidade dos serviços, utilização do trabalho informal em condições precárias, desconhecimento dos riscos, curtos prazos para execução dos serviços, falta de supervisão, indisciplina operacional etc.

Esta cartilha tem o intuito de informar contratantes e contratadas sobre os itens indispensáveis a serem observados e cumpridos para a realização destas atividades de forma segura, eliminando ou reduzindo os riscos nas atividades e evitando acidentes de trabalho.

A informação é a melhor arma contra os acidentes no trabalho.

PDF – Segurança em Serviços de Manutenção de Fachadas

Download Gratuito

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.