PDF – Ventilação Local Exaustora – VLE – em Galvanoplastia

PDF - Ventilação Local Exaustora – VLE – em Galvanoplastia

Ventilação Local Exaustora – VLE – em Galvanoplastia – PDF – Fundacentro

A Ventilação Local Exaustora (VLE) é um dos recurso mais eficazes para o controle dos ambientes de trabalho, principalmente quando aplicada em conjunto com outras medidas que visem a redução, ou mesmo a eliminação, da exposição de trabalhadores a contaminantes químicos presentes ou liberados na forma de névoas, gases, vapores e poeiras.

Para atingir o objetivo de manter o ambiente de trabalho dentro de parâmetros seguros em termos de contaminação do ar e por conseguinte, preservar a saúde dos trabalhadores, é indispensável que o sistema de exaustão seja projetado, construído, instalado, operado e mantido segundo os melhores preceitos da Engenharia, atendendo às necessidades específicas de cada processo ou operação a ser controlada.

Um sistema de exaustão dimensionado de forma inadequada obviamente não cumpre o seu papel, e além do mais, induz os trabalhadores a terem a falsa sensação que o sistema de VLE está protegendo o ambiente. As consequências são os prejuízos à saúde desses trabalhadores.

Via de regra, o custo financeiro para a reformulação de um sistema de VLE mal dimensionado equivale ao custo total do sistema instalado pois há necessidade de um total redimensionamento, uma vez que são sistemas executados sob medida.

O presente trabalho foi elaborado com os objetivos de propiciar informações básicas para profissionais envolvidos com as atividades de galvanoplastia, segurança e saúde do trabalhador, com projeto de ventilação industrial; além de divulgar dados obtidos em estudos e pesquisas.

A elaboração de um projeto completo de ventilação industrial é tarefa que, para alcançar resultados positivos, requer a atuação de profissionais capacitados, não só, nos aspectos mecânicos intrínsecos como também em saúde ocupacional.

Em resumo, esta publicação fornece subsídios para dimensionamento correto de captores de sistemas de VLE, combinando os fundamentos básicos da Mecânica dos Fluidos com conceitos da Higiene Industrial. É também apresentado um capítulo sobre avaliação de eficiência, para captores já instalados.

Ventilação Local Exaustora – VLE – em Galvanoplastia – PDF – Fundacentro

Download Gratuito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.