Proteção Respiratória contra Agentes Biológicos para Trabalhadores de Saúde

Proteção Respiratória contra Agentes Biológicos para Trabalhadores de Saúde

Cartilha de Proteção Respiratória contra Agentes Biológicos para Trabalhadores de Saúde – ANVISA

Esta cartilha enfoca a proteção respiratória dos Trabalhadores de Saúde contra agentes biológicos.

Foi elaborada pela Anvisa, Comissão de Estudos de Equipamentos de Proteção Respiratória do CB-32/ABNT, FUNDACENTRO e especialistas na área, para subsidiar consultas rápidas por Trabalhadores de Saúde.

Também pode constituir material de apoio para treinamentos.

Deve ser considerada, no entanto, como um recurso complementar e não um substituto do Programa de Proteção Respiratória (PPR), o qual é exigido legalmente pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Seu conteúdo não abrange informações sobre a proteção contra agentes químicos presentes nos serviços de saúde.

A proteção respiratória contra a inalação desses agentes deverá seguir as recomendações contidas no Programa de Proteção Respiratória da Fundacentro.

O uso de Equipamentos de Proteção Respiratória (EPR) por profissionais que atuam em Serviços de Saúde é uma estratégia importante para prevenir doenças como a tuberculose, o sarampo, a varicela, a hantavirose, COVID-19, a gripe aviária causadas por agentes biológicos, cuja principal forma de transmissão é a via aérea.

Considerando-se a dinâmica das doenças na população e os avanços tecnológicos, esta cartilha será aprimorada na medida do aprofundamento do conhecimento da situação epidemiológica das doenças de transmissão respiratória, bem como da disponibilidade dos instrumentos para a prevenção e o controle dessas doenças.

Cartilha de Proteção Respiratória contra Agentes Biológicos para Trabalhadores de Saúde

Download Gratuito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.