
Segurança em Laboratórios Químicos
Independentemente do tipo de atividade exercida em um laboratório químico, são diversos os riscos existentes nesses ambientes de trabalho onde podemos citar os riscos químicos: vapores, poeiras, fumos, névoas, gases, compostos ou produtos químicos em geral.
Riscos físicos: ruídos, vibrações, radiações ionizantes, não ionizantes, frio, calor, pressões anormais.
E em alguns casos há presença de riscos biológicos tais como: vírus, bactérias, protozoário, fungos, parasitas, bacilos entre outros.
Em relação aos riscos mencionados os acidentes em laboratórios ocorrem principalmente pelas seguintes causas: falta de organização do local de trabalho, uso incorreto de equipamentos ou substâncias; estocagem e transporte inadequados de produtos químicos; uso de vidrarias defeituosas; desconhecimento ou negligência das técnicas corretas de trabalho; trabalhos realizados por pessoa não habilitada em determinadas técnicas, não observância das normas de segurança, utilização incorreta ou o não uso de equipamentos de proteção coletiva e individual adequadas ao risco; manutenção inexistente ou inadequada do laboratório.
Os acidentes que advém destas causas geralmente estão envolvidos com intoxicação, queimaduras térmicas, cortes, queimaduras químicas, choque elétrico, incêndios, explosões, contaminação por agentes químicos, e exposição as radiações ionizantes e não ionizantes.
Esse riscos podem ser minimizados ou até mesmo eliminados mediante: o uso de proteção coletiva, fornecimento de equipamentos de proteção individual adequados ao risco.
Treinamento de segurança para o laboratorista sobre o uso correto de equipamentos de proteção coletiva (EPC), uso de equipamentos de proteção individual (EPI) adequados ao risco, prevenção e combates a princípios de incêndio, abandono de áreas, primeiros socorros, treinamentos sobre os perigos de estocagem, manuseio, derramamento e descarte de produtos químicos, treinamento e conhecimentos sobre o uso prévio da Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos – FISPQ NBR-14728 (edição atualizada) e atendimento de Ordens de Serviços de acordo com a Portaria 3.214 de 08/06/1978 MTE.
Além do cumprimento do disposto na Instrução Normativa Nº1de 11/04/1994.
Segurança em Laboratórios Químicos – PDF