Higiene Ocupacional I

Higiene Ocupacional - I

Higiene Ocupacional I – PDF – UFMS

Quando estudamos a Segurança do Trabalho podemos perceber que a prevenção é uma ação essencial para a redução dos acidentes do trabalho.

Estudamos sobre os riscos ambientais e sua divisão, bem como a importância das inspeções de segurança.

Mas como reconhecer e quantificar os riscos ocupacionais?

A Higiene Ocupacional é a disciplina que vai embasar essas ações, pois fornecerá os conhecimentos necessários para que o Técnico em Segurança do Trabalho possa pautar suas ações tanto qualitativas como quantitativas.

O estudo dos riscos ocupacionais, suas subdivisões, suas unidades de medida, a instrumentação necessária e as normas envolvidas nesse trabalho são essenciais para o bom desempenho profissional.

As ações principais de identificação e redução dos riscos passam pelas etapas de antecipação, reconhecimento, avaliação e controle, para tanto, é necessário que compreendamos cada uma delas.

A disciplina de Higiene Ocupacional I tem como objetivo apresentar ao aluno os riscos que podem estar presentes em um ambiente ocupacional, analisando os aspectos técnicos envolvidos, introduzindo a legislação e algumas definições básicas para o desenvolvimento da disciplina.

Serão apresentados conceitos iniciais sobre a higiene ocupacional e, na sequência, apresentaremos, resumidamente, os riscos físicos, químicos e biológicos com suas subdivisões, unidades de medida e instrumentação.

Nessa etapa, estudaremos apenas os aspectos básicos dos referidos riscos, pois os aprofundamentos técnicos necessários merecerão atenção especial e detalhada nas publicações seguintes.

Autores

Neverton Hofstadler Peixoto
Leandro Silveira Ferreira

Higiene Ocupacional I – UFMS

Download Gratuito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.