As doenças dos trabalhadores – Bernardino Ramazzini

PDF - As doenças dos trabalhadores - Fundacentro

As doenças dos trabalhadores – Bernardino Ramazzini – PDF – Fundacentro

Qual a sua ocupação? Uma pergunta banal, mas de grande significado para a Medicina, especialmente para a Medicina do Trabalho.

Foi justamente essa simples pergunta que mais contribuiu para celebrizar Bernardino Ramazzini, quando, ao final do século XVII, incorporou ao interrogatório dos trabalhadores doentes, na linguagem da época, a indagação: que arte exerce?

Igualmente original foi Ramazzini quando, ao iniciar o livro que o tornou famoso, dirigiu-se ao próprio livro para desejar-lhe boa sorte com seus futuros leitores.

Passados trezentos anos, podemos, tranquilamente, confirmar que o desejo do autor foi plenamente atendido: o livro continua a ser lido, despertando interesse e ajudando a criar caminhos para o exame das repercussões do trabalho sobre a Medicina do Trabalho e a saúde dos trabalhadores.

Felizmente, um outro prognóstico de Ramazzini não se realizou: seu livro seria utilizado como papel para embrulhar salsichas, sal e outras especiarias em plebeias quitandas… Prova de interesse, neste início de novo milênio, são os eventos que na Itália e noutros países, inclusive no Brasil, comemoram o tricentenário da primeira edição de “As Doenças dos Trabalhadores”.

Veja também: Dermatoses Ocupacionais – 2a Edição

 

A cada momento, surgem novos fatos a respeito do livro e de seu autor, que, além de professor de Medicina, foi poeta e músico.

A Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt) criou um grupo especial que planejou um programa comemorativo com apresentações em várias capitais ao longo do ano 2000 e formulou aos médicos e outros profissionais um convite para escreverem contribuições acerca da atualidade da vida e da obra de Ramazzini, a serem oportunamente selecionadas e publicadas.

Uma das ideias para caracterizar o assim denominado “Ano de Ramazzini” foi a reedição da tradução de seu livro para a língua portuguesa, a qual concretizou-se por meio da Fundacentro, que planejou e executou a obra ora apresentada ao público.

Como os leitores poderão constatar, esta edição comemorativa foi precedida por um cuidadoso trabalho de revisão e editoração, com a inserção de artigos redigidos por vários colaboradores especialmente convidados.

Deste novo segmento do livro, fazem parte as seguintes contribuições: uma entrevista recente do professor Raimundo Estrêla (que foi o brilhante tradutor das versões editadas pela Fundacentro); uma coletânea de observações pitorescas extraídas de diversos capítulos; uma resenha biográfica cuidadosamente preparada; alguns aspectos curiosos e menos conhecidos da vida de Ramazzini e uma análise de suas atividades como clínico.

Em nome da diretoria da Anamt, fica registrado o agradecimento especial à Fundacentro, que soube captar muito bem a importância
desta publicação, com a certeza de que, além de seu valor histórico, ela contribui para ampliar o conhecimento das relações entre saúde e trabalho e, portanto, para a melhor qualidade de vida dos trabalhadores.

PDF – As doenças dos trabalhadores – Fundacentro – Bernardino Ramazzini

Download Gratuito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *