Normas de Higiene Ocupacional – Fundacentro

NHO - Normas de Higiene Ocupacional - Download Grátis

Normas de Higiene Ocupacional elaboradas pela Fundacentro – PDF – Listagem Completa.

Histórico

Em 1966, a Lei no 5.161, de 21 de outubro, criava a Fundação Centro Nacional de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho – Fundacentro, com sede em São Paulo, destinada a realizar estudos e pesquisas pertinentes a Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho.

A Fundacentro iniciou suas atividades em 1969 e destacam-se seus trabalhos iniciais as pesquisas sobre: inseticidas organoclorados, bissinose, a doença pulmonar que acomete os trabalhadores que inalam fibras de algodão, ruídos e vibrações em trabalhadores que operam marteletes pneumáticos, exposição ocupacional à sílica em trabalhadores de cerâmica e exposição ocupacional ao chumbo.

Na década de 1990, ações interinstitucionais e multidisciplinares foram desenvolvidas enfatizando a prevenção e o controle de riscos ambientais e o saber do trabalhador.

Veja também: Técnicas de Avaliação de Agentes Ambientais

 

A Divisão de Higiene desenvolveu novos estudos de métodos de coleta e análise de agentes químicos sob gerenciamento da qualidade (sílica, amianto, fenol urinário, cromo, níquel, zinco, tolueno e benzeno, chumbo, gases e vapores) e a exposição aos agentes físicos (ruído, vibrações, calor, frio, iluminamento, radiações entre outros) respondendo, assim, às questões técnicas relacionas ao tema.

Lista de Normas de Higiene Ocupacional elaboradas pela Fundacentro.

Estes procedimentos técnicos fazem parte da Série de Normas de Higiene Ocupacional (NHO’s) elaborada por técnicos da Coordenação de Higiene do Trabalho da FUNDACENTRO, por meio do Projeto Difusão de Informações em Higiene do Trabalho, 1997/2001.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *