PDF – Dermatoses Ocupacionais 2ª Edição

Dermatoses Ocupacionais 2ª Edição - FUNDACENTRO

PDF – Dermatoses Ocupacionais 2ª Edição – Fundacentro

As dermatoses ocupacionais têm contribuído de modo importante como causa de danos os mais variados à integridade física do trabalhador. Apesar de elas não produzirem alterações graves à saúde, acabam, todavia, determinando agravos de diversos tipos à mucosa, à pele e aos seus anexos.

Desconforto, prurido variável, ferimentos diversos, traumas, hiperceratoses, dermatites irritativas e alérgicas, discromias, erupções acneiformes, ulcerações, tumores, cicatrizes, sequelas diversas, algumas até com comprometimento psicossomático, representam o trágico saldo decorrente das más condições de Higiene e Segurança do Trabalho em nosso país. Em alguns casos, envolvendo pacientes alérgicos, torna-se necessário o afasta- mento definitivo do ambiente de trabalho, ocasionando prejuízos tanto ao empregador quanto ao empregado.

Visando oferecer informações que possam preencher, em nosso meio, lacunas sobre o assunto é que nos propusemos a divulgar parte do material que tem sido utilizado nos cursos de Medicina do Trabalho da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, bem como nos cursos de Dermatoses Ocupacionais ministrados há vários anos na FUNDACENTRO – Centro Técnico Nacional de São Paulo.

Novas informações técnicas chegam a todo instante e em tantas atividades que chegamos a ficar perplexos com tantas novidades. Para complementar algumas destas informações ampliamos e revisamos o texto de vários capítulos nesta segunda edição.

A colaboração de autores experientes na área da saúde ocupacional possibilitou acrescentarmos novos capítulos e ampliarmos o conteúdo didático da presente edição. Quadros, tabelas e imagens contribuem para tornar algumas informações mais compreensíveis.

Através de bibliografias específicas e sites da internet, procurou-se tornar a informação acessível. Enfim, cremos que o livro ainda é uma ferramenta importante e valiosa para orientar os profissionais da área da saúde e segurança no trabalho, no conhecimento dos vários aspectos da dermatologia ocupacional.

Mais uma vez a Fundacentro – Ministério do Trabalho e Emprego – apresenta sua contribuição ao oferecer esta obra em nova edição ampliada e atualizada. Espera-se que a aplicação dos conhecimentos aqui inseridos contribua para minimizar e prevenir agravos à saúde do trabalhador decorrentes da exposição ocupacional.

 

PDF – Dermatoses Ocupacionais 2ª Edição – FUNDACENTRO

Download Gratuito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *