PDF – Avaliação Qualitativa de Riscos Químicos

PDF – Avaliação Qualitativa de Riscos Químicos – FUNDACENTRO

Esta publicação apresenta uma abordagem de controle que fornece subsídios para o manuseio de produtos químicos com segurança e, assim, o controle da exposição dos trabalhadores.

Foi desenvolvida para ajudar, principalmente, as empresas de pequeno e médio portes de países em desenvolvimento. O International Chemical Control Toolkit (ICCT) foi desenvolvido por um grupo de higienistas ocupacionais da Grã-Bretanha, da América do Norte, da Austrália, da África do Sul e da Ásia, membros da Associação Internacional de Higiene Ocupacional. O serviço de secretariado foi oferecido pelo HSE na Grã-Bretanha.

O ICCT propõe-se a identificar meios de controle que forneçam proteção à saúde da maioria da população trabalhadora. Entretanto, em meio a qualquer população, haverá sempre indivíduos mais susceptíveis, tais como os trabalhadores jovens ou idosos, mulheres grávidas ou em idade fértil, e que exigem proteção adicional quando expostas a produtos especificamente perigosos. Nestes casos, mecanismos de controle mais rigorosos terão que ser adotados.

Na medida do possível, é preciso evitar que tenham contato com o agente ou o fator de risco. Se não for viável, ao menos deve haver controles mais específicos. Este controle adicional significa a adoção de um mecanismo mais rigoroso do que o preconizado pelo ICCT.

Os produtos químicos podem, ainda, representar riscos de incêndio e explosão e também ao meio ambiente. Apesar do ICCT ter sido desenvolvido apenas para controlar os riscos à saúde do trabalhador causados pela exposição decorrente do manuseio de produtos químicos no local de trabalho, ele também fornece orientação básica para o controle destes riscos adicionais. Tais orientações poderão ser aprimoradas pelas futuras contribuições ao desenvolvimento de novos Toolkits.

Devido à crescente utilização de pesticidas, o ICCT aborda o tema em várias fichas de controle, evitando a necessidade de utilizar uma abordagem de controle específica para avaliação de riscos relacionados ao uso de pesticidas e simplificando os mecanismos de controle para os seus usuários.

PDF – Avaliação Qualitativa de Riscos Químicos

Download Gratuito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.