Manual de Segurança para Escavação na Indústria da Construção

Manual de Segurança e Saúde no Trabalho para Escavação na Indústria da Construção

Manual de Segurança e Saúde no Trabalho para Escavação na Indústria da Construção – SESI – CBIC

O Programa Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção, de iniciativa do Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI), tem como objetivo contribuir para a redução de doenças e acidentes relacionados ao trabalho, com ênfase nos casos incapacitantes ou fatais.

Alguns acidentes mais graves na indústria da construção estão ligados às atividades de escavação. As empresas do setor têm buscado cada vez mais informações e ferramentas que possam apoiá-las no gerenciamento desse tipo de risco, diminuindo ocorrências indesejadas e afastamentos nos canteiros de obras.

Nesse sentido, o SESI, em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e com o Seconci Brasil, desenvolveu este Manual de Segurança e Saúde no Trabalho para Escavação na Indústria da Construção.

A partir de uma abordagem simples e didática, a publicação apresenta boas práticas que ajudam no cumprimento dos requisitos normativos e legais, bem como oferece orientações que auxiliam no dia a dia da gestão de SST.

Este manual foi elaborado para instrumentalizar as empresas da indústria da construção para prevenção de acidentes de trabalho nas atividades de escavação, sendo desenvolvidos conteúdos e ferramentas que auxiliam no dia a dia da gestão de SST – segurança e saúde no trabalho nos canteiros de obra.

O manual está organizado em quatro capítulos principais, tendo sua estruturação organizada conforme as normas técnicas de gestão de SST e da melhoria contínua do processo.

O Capítulo 3 – Planejamento traz uma apresentação geral do que realizar na fase de planejamento das escavações; elaboração do projeto, bem como as recomendações e medidas de proteção a serem adotadas nos serviços de escavações.
O Capítulo 4 – Execução aborda a implementação do planejamento discutido no capítulo 3, acrescentando os itens de segurança na operação.
O Capítulo 5 – Verificação propõe ferramentas para verificação da conformidade da gestão das atividades de escavações.
O Capítulo 6 – Análise recomenda às empresas que, a partir da aplicação das ferramentas de verificação apresentadas no Capítulo 5, realizem a análise crítica da gestão de SST, implementando ações que busquem a melhoria contínua do processo das atividades de escavações.

Manual de Segurança e Saúde no Trabalho para Escavação na Indústria da Construção – SESI – CBIC

Download Gratuito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.