
PDF – Cartilha Trabalho em Altura
Esta cartilha tem por objetivo informar, de maneira simples e objetiva, os principais requisitos aplicáveis ao trabalho em altura previstos na Norma Regulamentadora NR-35 do Ministério do Trabalho.
Acidentes com quedas representam uma grande perda para o País.
Trabalhadores pagam, muitas vezes, com a própria vida, quando não sofrem invalidez temporária ou permanente, com sequelas.
Empregadores perdem dias de trabalho parados, pagam despesas emergenciais e ficam sujeitos a ações judiciais para ressarcimento dos trabalhadores e do INSS.
O Brasil perde com o aumento do gasto público decorrente de atendimentos no sistema de saúde e pelo pagamento de benefícios. Há perda de produtividade. Todos perdem.
Veja também: Manual de cordas de segurança – Padrão ABNT NBR 15986
De 2013 a 2017 ocorreram 208.350 acidentes com quedas, sem contar casos (diversos) não registrados, totalizando 1.033 mortes e milhares de incapacitações.
Dentre as ocupações que mais sofrem acidentes estão motoristas de caminhão, servente de obras, venderes do comércio varejista e pedreiros.
Acidentes com quedas são comuns em vários segmentos, mas ocorrem com mais frequência na construção civil, no transporte rodoviário de cargas e no comércio varejista.
PDF – Cartilha Trabalho em Altura
Bom dia prezados!
Sou Elinaldo Alexandre. Técnico em Segurança do Trabalho e quero parabenizalos pelo extraordinário material.
Obrigado Elinaldo. O material estará disponível para consulta sempre que precisar. Abraços, Alex Tinoco.