PDF – Manual para interpretação de informações sobre substâncias químicas

PDF - Manual para interpretação de informações sobre substâncias químicas

PDF – Manual para interpretação de informações sobre substâncias químicas – Fundacentro

Para uma boa gestão dos riscos químicos nos ambientes de trabalho, as informações corretas a respeito das substâncias químicas são de fundamental importância para que os perigos de um determinado produto sejam adequadamente dimensionados e gerenciados.

Para que isso seja possível, é pré-requisito que as inúmeras fontes de informação disponíveis e atualizadas sejam corretamente interpretadas.

Atualmente, inclusive por força da legislação, as empresas fornecem informações acerca da composição e dos efeitos dos produtos químicos (nem sempre de forma completa), mas existe uma grande dificuldade de se interpretar corretamente as informações disponíveis para que estas possam ser transformadas em conhecimento aplicável na defesa da saúde dos trabalhadores.

Essa dificuldade na interpretação atinge não só a população em geral, mas também os trabalhadores e muitos profissionais da área de Segurança e Saúde do Trabalhador.

Esta realidade tem causado vários problemas: por um lado, a proteção ao trabalhador não é adequada, podendo trazer consequências graves em termos de danos agudos e/ou crônicos causados a sua saúde por substâncias com efeitos bem conhecidos e com informações fartamente disponíveis na literatura, inclusive com acesso pela internet; de outro, a proteção exagerada e desnecessária frente a falsos perigos, o que acarreta, muitas vezes, problemas aos trabalhadores, como estresse no trabalho, utilização de muitos equipamentos de proteção individual (EPIs) concomitantemente (em geral desconfortáveis), coleta de sangue para exames inapropriados, entre outros, além do custo inútil que é geralmente repassado para a sociedade.

A dificuldade em interpretar as informações disponíveis acerca dos efeitos das substâncias químicas não é só brasileira, sendo observada em outros países.

O objetivo desta publicação é fornecer ao leitor conhecimentos básicos que lhe permitam interpretar corretamente as informações sobre os efeitos em seres humanos dos produtos químicos existentes, independentemente dos tipos de fonte.

Não é objetivo discutir a legislação ou as regulamentações das fontes de informação.

Os focos principais deste manual são, pois, as informações referentes à Higiene do Trabalho e à Toxicologia Ocupacional, no entanto algumas informações a respeito de outros perigos das substâncias químicas também serão tratadas.

Serão utilizados exemplos com análises das informações de várias substâncias, algumas bem familiares, outras nem tanto.

Dar-se-á atenção especial a muitos itens frequentemente relegados a segundo plano, como as propriedades físico-químicas, mas que são dados fundamentais para dimensionar de forma correta os perigos do manuseio de qualquer substância.

PDF – Manual para interpretação de informações sobre substâncias químicas

Download Gratuito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *