CANPAT 2021 – Segurança e Saúde no Trabalho: Um Valor para o Brasil

CANPAT 2021 – Segurança e Saúde no Trabalho: Um Valor para o Brasil

Embora a CANPAT aborde aspectos gerais de prevenção de acidentes e doenças do trabalho, a cada ano a Campanha tem o propósito de provocar debates específicos.

Assim, a CANPAT 2021 pretende ressaltar as vantagens da redução de acidentes para toda a sociedade, com materiais gráficos e eventos enfocando que Segurança e Saúde no Trabalho (SST) gera “valor para o Brasil”, “Mais competitividade para as empresas” e “Mais qualidade de vida para os trabalhadores”.

Veja os subtemas da CANPAT 2021:

Segurança e Saúde no Trabalho É MAIS qualidade de vida para os trabalhadores

Para os trabalhadores, os ambientes seguros e saudáveis reduzem a possibilidade de acidentes e adoecimentos no trabalho, preservando a vida e a integridade física.

Além disso, geram mais satisfação no trabalho e podem aumentar a renda, pelo aumento de produtividade que um ambiente seguro, saudável e organizado proporciona.

Nada melhor do que trabalhar com a certeza de que não vai adoecer ou acidentar-se.

Segurança e saúde no trabalho É MAIS competitividade para as empresas

Para empregadores, os ambientes seguros e saudáveis aumentam a competitividade e lucro em razão de mais organização e aumento da produção pelos métodos de trabalho racionais e estudados, bem como pela diminuição de gastos e perdas envolvendo eventuais acidentes, a exemplo de despesas com remoção ou resgate, atendimento médico e remédios para socorrer acidentados ou doentes, redução de despesas judiciais, redução das faltas ao trabalho (absenteísmo), recontratação e treinamento de novos empregados, diminuição da rotatividade, redução do risco de indenizações ao empregado e ao INSS, enfim, redução do risco do negócio, além de ganhos de imagem.

Segurança e Saúde no Trabalho É MAIS valor para o Brasil

Ambientes seguros e saudáveis são bons para a sociedade brasileira.

De fato, acidentes e doenças do trabalho constituem uma tragédia para o país, em decorrência da perda de vida ou incapacitação para o trabalho de cidadãos brasileiros, de valor inestimável.

De outra monta, os gastos decorrentes de um acidente do trabalho (como remoção, deslocamento, atendimento na rede pública ou privada de saúde, dias parados, indenizações, recontratação e requalificação) são transferidos para toda a sociedade, seja na relação de consumo ou através dos impostos e seguros utilizados para pagamento de benefícios.

Assim, em nível mundial, cuja economia está cada vez mais globalizada, o país perde competitividade internacional, visto que outros podem controlar esse fator e produzir o mesmo produto com menos acidentes e, consequentemente, menos despesas.

CANPAT

A Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, que existe desde 1971, se traduz em um conjunto de ações que visam à promoção de uma cultura de segurança e saúde no trabalho, de cunho essencialmente prevencionista.

Fonte: Subsecretaria de Inspeção do Trabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.