RTP 04 – Escadas, Rampas e Passarelas – PDF

RTP 04 – Escadas, Rampas e Passarelas – PDF

Recomendação Técnica de Procedimentos RTP 04 – Escadas, Rampas e Passarelas – PDF – Fundacentro

Em cumprimento ao item 18.35 da NR 18, a Fundacentro,  apresenta a toda a comunidade do trabalho a Recomendação Técnica de Procedimentos – RTP-04 sobre Escadas, Rampas e Passarelas, visando subsidiar empresas, profissionais, governo e trabalhadores no cumprimento da norma.

A referida Recomendação Técnica tem por objetivo especificar e fornecer disposições relativas a escadas, rampas e passarelas usadas na indústria da construção.

O texto-base e os desenhos foram elaborados pelo Grupo Técnico de Trabalho, e consolidados pelos demais técnicos do Programa Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho na Indústria da Construção – PROESIC da Fundacentro.

Objetivo

Esta Recomendação Técnica de Procedimentos, RTP-04, tem por finalidade especificar e fornecer disposições relativas a escadas, rampas e passarelas utilizadas na indústria da construção.

Definições básicas

Superfícies de Passagem – Estruturas para trânsito de pessoas, equipamentos e materiais leves utilizados na indústria da construção.

Podem ser classificadas em escadas, rampas e passarelas:

a) Escadas – utilizadas na indústria da construção, de uso temporário, com o objetivo de transpor pessoas entre pisos com diferença de nível e para serviços em altura.

b) Rampas – são planos inclinados, de uso temporário, utilizados na indústria da construção para transpor pisos com diferença de nível.

c) Passarelas – são planos horizontais, de uso temporário, e destinam-se à transposição sobre escavações ou vãos cujas margens estejam no mesmo nível.

Recomendação Técnica de Procedimentos RTP 04 – Escadas, Rampas e Passarelas – PDF

Download Gratuito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.