Substâncias Peroxidáveis – PDF

Substâncias Peroxidáveis – PDF – Fundacentro

Substâncias Peroxidáveis – PDF – Fundacentro

São vários os relatos encontrados na literatura e as informações que nos chegam sobre acidentes com este tipo de substância, em geral envolvendo explosões com danos humanos e materiais.

Na própria Fundacentro, passamos por experiência recente em que não houve a ocorrência de acidente, mas nos deparamos com a identificação de peróxidos em frascos armazenados no almoxarifado, para os quais não havíamos elaborado programa preventivo para o descarte seguro.

O procedimento para o descarte destas substâncias contou desde o seu planejamento com a colaboração do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, por intermédio do tenente Marcelo Higino Fernandes da Silveira e do soldado Hernam Pardini Neto, do Centro de Ensino e Instrução de Bombeiros, aos quais a equipe preparadora do presente texto dirige especial agradecimento.

Este texto foi elaborado com a finalidade de divulgar os cuidados no manuseio de substâncias peroxidáveis, em especial para os profissionais da área Química e de Segurança, limita-se, ainda, a abordar aspectos relacionados as substâncias peroxidáveis.

Os peróxidos orgânicos propriamente ditos não são tratados aqui porque, em geral, já vem identificados como peróxidos, portanto com as devidas instruções de segurança.

Substâncias Peroxidáveis – PDF – Fundacentro

Download Gratuito

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.